sábado, 18 de abril de 2009

Piratas sequestram navio belga com tripulação na Somália




Um navio belga com ao menos 10 tripulantes foi sequestrado neste sábado por piratas na costa da Somália. Outra embarcação, com 20 pescadores do Iêmen, também foi atacada, mas as forças de segurança locais conseguiram intervir e impediram a ação. Não há informações sobre o estado de saúde dos tripulantes e o destino da embarcação é desconhecido.

A tripulação tem dois belgas, além de um holandês, croatas e filipinos. As autoridades belgas informaram na manhã deste sábado ter perdido o contato com um navio na região da África oriental.

O Pompei, navio de 65 metros de comprimento e 1.850 toneladas da companhia De Nul, especializada no transporte e instalação de material para proteger oleodutos, ativou de madrugada um alarme silencioso, segundo as autoridades belgas.

A libertação dos pescadores ocorreu por intervenção de forças militares holandesas que atuam na região. A operação de resgate ocorreu logo após um ataque dos piratas a um petroleiro grego. Sete piratas foram capturados no golfo de Aden, entre a Somália e o Iêmen.

Os criminosos estavam a bordo da "nave mãe" pirata, de onde pequenas embarcações saem para atacar os navios. No ataque ao petroleiro grego, os piratas usaram rifles de assalto e lança-granadas.

Folha. 18/04/2009.

Nenhum comentário: