segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Caminho de Santiago de Compostela



O Caminho de Santiago de Compostela é um de meus projetos pessoais. Há um certo fascínio sobre a história, a cultura, e a religiosidade que envolve ao fazer o caminho.



Situado na Península Ibérica, o Caminho de Santiago de Compostela é considerado uma das principais rotas sagradas dos cristãos.

O Caminho que conta com cerca de 800 km de extensão passou a ser peregrinado no século XI, movido pela promessa de bênçãos e indulgências a quem cumprisse todo o percurso.

É uma viagem que não tem a intenção de ser uma maratona, e sim uma verdadeira peregrinação, oferecendo tempo para o deleite da paisagem e alguns momentos de introspecção, não exagerando nos percursos diários. Com isto, pode ser melhor aproveitado cada trecho do caminho, os seus pequenos "pueblos", com sua gente característica, as grandes cidades, com seus monumentos, e o contato com os outros peregrinos que fazem a rota, tanto a pé ou de bicicleta.




Existem muitos livros que narram experiências vividas por quem realizou todo o percurso partindo de S. Jean Pied de Port até Santiago de Compostela. Saber sobre pontos de apoio ao longo do caminho, pernoitando em lugares que nao oferecem muito conforto ou dependendo do local, encontrar refúgios e albergues com muito mais conforto. Nos guias sobre o caminho se pode tomar conhecimento sobre todas estas coisas e mais.



Augusto Losada Lopez (Pároco da Igreja de Tricastela - Lugo - Espanha) define bem o que é o Caminho de Santiago:

- Sem nacionalismo excludente onde todos nós sentimos parte de cada um que por sua vez é um pequeno universo caminhante repleto de fraternidade e boa convivência mutua.

- Encontrar-se a nós mesmo

- E um CAMINHO interior de busca e encontro: buscando a nós mesmos, pois na maioria das vezes somos para nós mesmos os grandes desconhecidos e encontrando JESUS DE NAZARE.

- É fazer uma avaliação dos nossos valores porque as vezes os valores autenticos vão a reboque neste trem da vida.

- É fazer projetos realistas e factiveis para que não sintamos angustiados pela vida.

- Crer no Amor sem medo ou temor.

- É ser testemunho e dar o testemunho do JESUS histórico, dando passagem para o JESUS da fé.

- É um tempo para ver nossos erros e superá-los, ver nossos acertos e potenciá-los.

- É sentirmos evangelizados neste mundo que passou de uma consciência de culpabilidade absoluta a uma conciência relaxada onde tudo me é permitido.



Há literatura vasta sobre o tema, vale a pena o envolvimento com o Caminho. Leia, Pequise, Avalie, se Apaixone.

Nenhum comentário: