segunda-feira, 31 de março de 2008


Fiquem atentos a golpes como este do meu amigo Guy Meira ...


"Em menos de uma semana recebi dois golpes no orkut... mas eu ri tanto da cara dos infelizes que criaram os golpes que eu nao tive outra alternativa a nao ser compartilhar com a galera aqui do eA o show de humor que o orkut está virando...
O primeiro foi um scrap de alguem com o nome de orkut help e com a logomarca do orkut como imagem do perfil. Ele dizia que meu orkut seria cancelado em 24 horas e que eu deveria visitar o endereço tal pra saber o motivo... até aí tudo bem, pode ter idiota que caia nisso... mas o que me fez rolar no chao de rir foi que o endereço era .click3.net ou qualquer coisa assim... é o cumulo, desde quando o orkut vai mandar um link de uma pagina hospedada em servidor gratuito??? Pena que apaguei o scrap, senao colava aqui pra vcs...
O segundo foi por email... dessa vez o cara foi um pouquinho mais inteligente... da uma olhada no texto do email:

QUOTE
Recebemos uma denuncia graves em seu profile de RACISMO.

Voce, tem 3 dias para entrar e abrir o endereco abaixo para cancelar o pedido decancelamento do seu orkut. Para cancelar o pedido, clique no link abaixo

em seguida va em abrir: http://www.orkut.com/problems/RP?c=2672970...03&hl=pt_BR



Em caso de duvidas ou preocupacoes em relacao a sua conta, visite as Perguntas

frequentes (FAQs) do Google no endere :

http://www.google.com/help/faq_accounts.html

Obs.: Esse correio e apenas para envio de mensagens. As respostas para essa mensagem

nao serao monitoradas nem respondidas.Carregando... Nenhuma mensagem selecionada
Clique em qualquer mensagem para exibi-la no painel de leitura. Anexos, imagens e links de remetentes desconhecidos são bloqueados para ajudar a proteger sua privacidade e segurança.

Para mostrar mensagens automaticamente quando selecionar uma pasta, altere as configurações do painel de leitura
1 mensagem selecionada
Marcar como confiável | Marcar como não confiável

Um despercebido acreditaria que é realmente do orkut, afinal os links sao realmente do site do orkut... será??? Quando eu coloquei o mouse sobre o link pra saber do que se tratava... a surpresa... o link APARENTEMENTE era do orkut, mas ao clicar nele vc seria levado a outro site (o endereço real do link aparece la em baixo do navegador, todo mundo sabe disso...)
Outro erro... eu jamais usaria o meu orkut para praticar racismo, ate pq sou radicalmente contra o racismo, e quem quiser verificar meu orkut pode se sentir a vontade http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17100548300102726106
Outro erro, o nome do remetente da imagem é Orkut.com.br, quando o endereço do orkut sequer tem .br
Outro erro, o assunto da mensagem é "Seu Profile sera' suspenso." sera q o pessoal do orkut esqueceu como se coloca acento???
E finalmente o e-mail do remetente: "orkut@denuncia.com.br" nada a declarar...

Definitivamente os golpistas estao caindo muito... e quem ganha somos nós, honestos (IMG:style_emoticons/default/biggrin.gif)

Um abraço a todos!"

/by Guy Meira - Forum IP Board
BARRADOS NA ESPANHA


A cada 5 barrados na Espanha em 2007, 2 eram do BR

Estatísticas do aeroporto de Barajas, em Madri, apontam que em 2007, dois em cada cinco estrangeiros barrados no local pela imigração eram brasileiros. Cerca de 55% dos estrangeiros que entram na Espanha passam por Barajas, considerado a principal porta de entrada do país.

No controle de fronteiras, ainda segundo os dados oficiais de 2007, 50 pessoas, em média, são impedidas de entrar diariamente e são devolvidas ao país de origem. Desse total, 20, em média, são brasileiros. Os números, às vezes, superam e muito a média estatística. No dia 3 de agosto de 2007, por exemplo, de 97 imigrantes impedidos de entrar, 66 eram brasileiros.

Na tentativa de conter a imigração ilegal, o número de policiais nas fronteiras do país aumentou em 62% em 2007, mas o Ministério do Interior reconhece que ainda é difícil reduzir a média de mil ilegais que chegam a cada dia ao país, segundo o governo espanhol.

No total, a Espanha barrou 97.715 pessoas em 2007, mas não há números para cada nacionalidade nesse cálculo mais amplo que inclui, por exemplo, via terrestre.

De acordo com a Secretaria de Estado para Imigração, a Espanha já tem 4,8 milhões de imigrantes (legais e ilegais), 10% da população. E, pela política em vigor, é preciso fechar o cerco à entrada.

Nesta semana, o impedimento de entrada de brasileiros na Espanha causou uma pequena crise a Espanha e o Brasil depois que dois pós-graduandos brasileiros ficaram detidos por mais de uma semana no aeroporto de Madrid.

União Européia

O aumento do fluxo de brasileiros tem sido tão significativo que está chamando a atenção de muitas polícias de fronteira da União Européia.

A Espanha é uma das três nações (junto a Estados Unidos e Inglaterra) que mais imigrantes expulsam, incluindo devoluções em fronteiras e outros casos de deportações.

No início de julho, em uma operação policial conjunta, 509 brasileiros foram barrados em um só dia nos aeroportos de Madri, Lisboa, Paris e Amsterdã.

BBC Brasil
Se Você conseguir entrar na Espanha... Venha fazer o Caminho de Santiago!





Imagine a aventura: cruzar a Espanha inteira de leste a oeste a pé!

O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.

Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Um pouco de história:

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.

Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.

O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela.

O Ano Santo.

O Jubileu Apostólico ou Ano-Santo Compostelano foi criado pelo Papa Calixto em 1221. Desde então, toda vez em que o dia consagrado a São Tiago –25 de julho, quando suas relíquias foram achadas por Teodomiro– cai em um domingo, este ano torna-se particular, com especiais bênçãos e privilégios espirituais aos peregrinos. Assim, na década de 90, foram contemplados o ano de 1993 e o calendário de 1999.


Uma grande festa se realizou a meia-noite do dia 31.12.1998, com a abertura da "Porta Santa" da Catedral de Santiago de Compostela; esta que ficou aberta por todo o ano.

O Ano Santo de 1999 foi:

O último da década - Nos anos 90, comemorou-se em 1993.

O último do século - 1909, 1915, 1920, 1926, 1937, 1938 (extraordinário), 1943, 1948, 1954, 1965, 1971, 1976, 1982, 1993 e 1999.

O último do milênio - O derradeiro festival Compostelano do segundo milênio, comemorado metodicamente desde 1221. O próximo será só em 2004.


A Arte no Caminho

A Rota de Santiago é o mais extraordinário trajeto monumental de todo Ocidente. São centenas de construções civis, militares e religiosas acrescentadas através dos séculos, que constituem-se muitas delas exemplos maiores de seus estilos arquitetônicos (românico, gótico, barroco, plateresco e neoclássico).
Assim, em 1993 o Caminho de Santiago de Compostela foi declarado Patrimônio da Humanidade por Decreto da Unesco.


A Peregrinação nos dias de hoje.

Embora não haja um ponto de partida definido (muitos europeus saem da porta de sua casa, seja ela onde for), a maioria dos modernos andarilhos acabam escolhendo um dos pontos cercanos à fronteira francesa, no caso, Saint-Jean-Pied-de-Port, Roncesvalles ou Somport (vide mapa).

Há em média 20.000 pessoas por ano viajando pelo norte da Espanha nas três maneiras reconhecidas como formas autênticas de peregrinação: a pé, de bicicleta ou a cavalo.


A Peregrinação de Santiago no Brasil.

A popularização do Caminho no Brasil deve-se, em primeiro lugar, ao escritor Paulo Coelho, que em seu livro “O Diário de Um Mago”, expôs sua peregrinação pelos campos espanhóis.

Outro fator decisivo foi a criação, em 1995, da Associação de Confrades Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - Brasil (11 – 6950 5845), com sede em São Paulo, a primeira entidade do gênero na América Latina. Só em 1999, foram mandados à Espanha cerca de 1.370 peregrinos brasileiros, número este, bem superior aos anos anteriores.

By Guy Veloso

Ontem oficialmente foi o primeiro dia da rede UMTS/HSDPA 850 da Claro, e como Brasília foi uma das cidades escolhidas, não pude resistir a dar uma volta numa loja da operadora e, como diz a gíria, “ver de qual é”.

Estavam expostos dois modems, um PCMCIA e um USB, e quatro telefones, o LG MU500[bb], o Samsung A706, o Palm Treo 750 e o Nokia 6120 Classic. O MU500 e o A706 se parecem demais e têm cara de mid-end demais; o Treo 750 e o Nokia 6120[bb] Classic são boas opções, mas penso que a Claro deveria aproveitar a vantagem de mindshare de lançar uma rede 3GSM antes da concorrência e vir com um telefone com “mais personalidade”, quem sabe um N95-3 ou um HTC high-end para atrair os tecnófilos, talvez um RAZR2 V9 para atrair os fashionistas, etc e tal.

Apesar de falar nela na propaganda, e ao contrário do que fez a Telemig Celular, a Claro não enfatiza muito a videochamada; os planos pós-pagos de 3G, inclusive, são pouco generosos com relação a isso. Com isso, a Claro perde pouco quando os marqueteiros chegarem à conclusão de que a videochamada fracassou, como fracassou, fracassa e fracassará em todo o resto do mundo, pelo menos enquanto não arrumarem uma maneira de facilitarem a “putaria amadora” via videochamada (que tal um apoio para o celular ficar fixo enquanto a pessoa se masturba?).

Plano de dados

A grande força de propaganda do 3G Claro, na prática, são mesmo os dados. Os planos de banda larga 3G da Claro estão bem competitivos; R$99,90 por um plano de velocidade de 1 Mbps com franquia de dados de 10 GB é provavelmente o melhor no custo-benefício pra quem vive de mobilidade, com o bônus de não ter que virar refém da Vex quando precisar passar a terceira marcha.

TV no celular?

Mas como nenhuma operadora do mundo consegue ser lógica 100% do tempo, a Claro insiste em sua Idéias TV, agora turbinada via HSDPA, achando que alguém vá achar boa a idéia de ver qualquer imagem que se mova em telinhas ridículas de 2″ com resolução QVGA. Alô Claro, vamos combinar uma coisa? Quando vocês tiverem celulares com telas como a 480 x 854 x 3,5″ do Panasonic P905iTV (vendido só no Japão, claro) a gente conversa sobre Idéias TV.

Não testei a velocidade, mas meus testes informais foram muito bem sucedidos; um vídeo no YouTube, por exemplo, rodava sem grandes saltos.

Pois bem, é isso. É claro que a prova de fogo do Claro 3G vai ser quando chegar aí por São Paulo e Rio, mas por enquanto a Claro vai se dando bem.

Sobre o autor

Cesar Cardoso, do Fudeblog by Cesar Cardoso, não consegue resistir a lançamentos de redes celulares e foi o convidado especial, diretamente de Brasília, para este post exclusivo.

quarta-feira, 26 de março de 2008

O Cara é VIP

Excesso de Carga... dá nisso... será que vai quebrar?


Diversaototal.com - Fotos e Videos engraçados
Muito Curioso - Um Banheiro no meio do nada...


Diversaototal.com - Fotos e Videos engraçados

Diversaototal.com - Fotos e Videos engraçados
Oi pessoal! Ando meio ocupado ... logo, postarei novidades.... Aguardem!

quinta-feira, 13 de março de 2008

terça-feira, 11 de março de 2008




Fumar é prejudicial ... Eu bem que aviso ...



Fedde Le Grand - Brazil Carnaval and Kamisshake style


http://www.4shared.com/file/27249771/2e314313/Rihana-Don_t_StopTheMusic_Videoklip_.html?s=1


Robyn Rihanna Fenty, Esse é o nome da jovem cantora de 19 anosBarbados, terra de onde também surgiram grandes astros que conquistaram diversos discos de platina, como Sean Paul, Shaggy e Elephant Man. E isso foi fundamental para que uma artista feminina pudesse pisar a frente da música popular. Além de demonstrar que pode com o reggae tradicional, Rihanna possui uma poderosa voz que exprime sentimentos e experiências que a fazem parecer mais adulta. O gosto e o talento de Rihanna pela música vem desde o primário, na escola Charles F. Broome Memorial School, onde formou seu primeiro grupo musical com outras duas colegas de aula.

HEAVEN AND HELL PODE GRAVAR ALBÚM EM 2008
O que era apenas uma turnê de um ano para promover a coletânea “Black Sabbath: The Dio Years” pode render outros frutos. O baixista Geezer Butler informou que o grupo está mantendo contato com várias gravadoras interessadas em lançar um novo álbum de estúdio com Tony Iommi, Ronnie James Dio, Vinny Appice e Geezer Butler. Se a gravação se confirmar, será o primeiro disco que essa formação grava desde 1992, quando o Black Sabbath lançou “Dehumanizer”. Esta nova informação deixa mais distante a possibilidade de uma reunião de Tony e Geezer com Ozzy Osbourne, o que pode chatear alguns fãs, mas deixa outros bem animados.O Heaven and Hell tocou no Japão na semana passada e a partir do dia 04 começam uma nova série de shows pela Inglaterra tendo como banda de abertura o Lamb of God e o Iced Earth. Os próximos shows estão agendados até o dia 18, após essa etapa da turnê não há informações sobre o futuro do grupo. O grupo lançou recentemente o CD e DVD “Live at Radio City Music Hall”, gravado este ano em Nova York.

THE MISSION: VOCALISTA ANUNCIA FIM DO GRUPO

O vocalista Wayne Hussey publicou um comunicado no site oficial do grupo The Mission anunciando que a atual turnê é a última do grupo. A banda foi formada em 1986, na Inglaterra, por Hussey e Craig Adams, após os dois terem saído do Sisters of Mercy, um dos maiores nomes do som gótico da década de 80. O Mission lançou sete álbuns em mais de 20 anos de carreira. O último trabalho do grupo foi “God is a Bullet”, lançado este ano no Brasil pela Hellion Records.“Eu amo essa banda e passei a melhor parte da minha vida adulta dedicado a essa causa. No entanto, acho que é hora de eu tentar algo diferente”, diz o vocalista no comunicado. O grupo vai fazer quatro apresentações especiais em Londres, no mês de fevereiro, focando um ou dois discos inteiros em cada apresentação. No mesmo mês a banda dá início a turnê de despedida, por enquanto só há datas agendadas pela Europa.Confira no link abaixo um vídeo do Mission:http://www.youtube.com/watch?v=aIBix_u-wo8

DOCUMENTÁRIO SOBRE RUSH TEM ENTREVISTAS DE MEMBROS DO IRON MAIDEN E METALLICA .

“Rush: The Documentary” é o nome provisório do filme que está sendo produzido sobre a mais famosa banda de Rock do Canadá, o Rush. O documentário foi dirigido e produzido por Scot McFadyen e Sam Dunn, a mesma dupla por trás do filme “Metal: A Headbanger’s Journey”.O diretor McFadyen acompanhou o trio formado por Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart, na atual turnê européia, na divulgação do álbum “Snakes & Arrows”, realizada no mês de outubro e que terminou nesta segunda-feira, 29, na Noruega. O documentário vai incluir entrevistas e depoimentos de importantes personalidades do Rock, entre eles integrantes de bandas como Metallica e Iron Maiden, entre outras. Ainda não há data para o lançamento do documentário.Confira no link abaixo um vídeo do Rush:


MP3






O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. A taxa de compressão é medida em Kb/s (kilobits por segundo), sendo 128 Kb/s a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, uma razão de 10:1. Essa taxa de compressão atualmente pode chegar até 320 Kb/s, a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 25%, ou seja, uma razão de 4:1, passando antes por 192 Kb/s, 256 Kb/s, ou seja, o máximo de qualidade que pode ser tirado em MP3.
O método de compressão com perdas consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas).

O MP3, é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3. Os layers (camadas) referem-se ao esquema de compressão de áudio do MPEG-1. Eles foram projetados em número de 3 cada um com finalidades e capacidades diferentes. Enquanto o layer-1, que dá menor compressão, se destina a utilização em ambientes de áudio profissional (estúdios, emissoras de TV, etc) onde o nível de perda de qualidade deve ser mínimo devido a necessidade de reprocessamento, o layer 3 se destina ao áudio que será usado pelo cliente final. Como se espera que esse áudio não sofrerá novos ciclos de processamento, a compressão pode ser menos conservadora e aproveitar melhor as características psico-acústicas do som limitando-se apenas pela qualidade desejada para o ouvido humano.
A compressão típica do layer 1 é de 2:1 enquanto a do layer-3 é de 10:1. É importante lembrar que essa diferença da compressão não tem nada a ver com um layer ser mais avançado que o outro tecnologicamente, mas sim com o objetivo da aplicação do áudio ser processado.
Um erro comum é confundir o MP3 com MPEG-3. MPEG-3 é um formato morto, pois o formato MPEG-4 o suplantou com muitas vantagens. Enquanto o MPEG-3 deveria ter sido um formato para compressão tanto de áudio como de vídeo o MP3 responde apenas pela compressão de áudio do MPEG-1.

História


Início de 1970: O Prof. Dieter Seitzer da Universidade Erlangen-Nuremberg na Alemanha depara-se com o problema de transmitir fala em alta qualidade através de linhas telefônicas. Ele inicia então um grupo de pesquisa em codificação de áudio.
Fim de 1970: Em virtude do surgimento do ISDN (Integrated Service Digital Network) e cabos de fibra óptica para telecomunicações, melhorar a codificação de voz pareceu pouco importante, então o Prof. Seitzer iniciou a pesquisa em codificação de sinais de música.
1979: O grupo do Prof. Seitzer desenvolveu o primeiro processador de sinais digitais capaz de realizar a compressão de áudio. Um dos estudantes, Karlheinz Brandenburg, começou a implementar princípios da psicoacústica na codificação de áudio.
1987: A Universidade Erlangen-Nuremberg realizou uma parceria com o Instituto Fraunhofer.
1988: Estabeleceu-se o MPEG (Moving Picture Experts Group), grupo de trabalho da ISO (International Standardisation Organization) responsável por desenvolver padrões para a compressão de áudio e vídeo digitais.
1989: Brandenbeurg finalizou sua tese de doutorado onde apresentava o algoritmo OCF (Optimum Coding in the Frequency Domain). Tal codec possuía várias características da atual tecnologia MP3 e era um sistema de tempo real.
1991: Melhoras no algoritmo OCF somadas a contribuições da Universidade de Hannover, dentre outras, produziram um novo codec de áudio chamado ASPEC (Adaptative Spectral Perceptual Entropy Coding). O ASPEC foi um dos 14 trabalhos enviados para a ISO como proposta de codificação de áudio. Após testes rigorosos, a ISO sugeriu que a codificação de áudio apresentassem 3 abordagens em escala de complexidade e eficiência:
Layer 1 e Layer 2, mais simples, baseadas em um outro codec enviado à ISO, o MUSICAN,
Layer 3 , de alta eficiência e maior complexidade, baseada no ASPEC.
O ASPEC evolui então para o codec MP3 - MPEG-1 Layer 3.
1995: Os pesquisadores de Fraunhofer votaram ' .mp3 ' como a extensão de arquivos MPEG Layer 3. Disponibilizou-se o codec do Layer 3 como shareware.
1997: Michael Robertson constrói o site 'mp3.com', onde disponibiliza informações e tudo mais relacionado à tecnologia MP3.
1998: Surgem os primeiros players portáteis de MP3, usando memória flash.
2000: Surgem no mercado dos EUA CD players com funcionalidades de mp3.
2006: Na Alemanha, MP3 gera mais de 10000 postos de trabalho e aproximadamente 300 milhões de euros de impostos. Os alemães gastam em média 1,5 bilhões de euros em MP3 players e produtos relacionados.
Após a grandiosa fama na Internet, o MP3 causou grande revolução no mundo do entretenimento. Assim como o LP de vinil, o cassete de áudio e o CD, o MP3 se fortaleceu como um popular meio de distribuição de canções. A questão chave para entender todo o sucesso do MP3 se baseia no fato de que, antes dele ser desenvolvido, uma música no computador era armazenada no formato WAV, que é o formato padrão para arquivo de som em PCs, chegando a ocupar dezenas de megabytes em disco.
Na média, um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de som de 16 bits estéreo com 44,1 KHz, o que resulta numa grande complicação a distribuição de músicas por computadores, principalmente pela Internet. Com o surgimento do MP3 essa história mudou, pois o formato permite armazenar músicas no computador sem ocupar muito espaço e sem tirar a qualidade sonora das canções. Geralmente, um minuto de música corresponde a cerca de 1 MB em MP3. O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de arquivos a comprimir áudio com perda de dados, com eficiência, de forma quase imperceptível ao ouvido humano.
Ao se popularizar, o formato MP3 deixou conseqüentemente a indústria fonográfica preocupada com seus lucros. O MP3 alcançou um sucesso tão grande que, quando as gravadoras se deram conta, o formato já estava presente em milhões de computadores em todo o mundo.


Princípios

As taxas de compressão alcançadas pelo MP3 chegam a até 12 vezes, dependendo da qualidade desejada. Para fazer isso o MP3 utiliza-se, além das técnicas habituais de compressão, de estudos de psico-acústica, sendo que estes permitem aproveitar-se das limitações e imperfeições da audição humana.
A utilização dos limites da audição humana baseia-se em três princípios básicos:
1)Faixa de frequência audível dos seres humanos;
2)Limiar de audição na faixa de frequência audível;
3)Mascaramento em frequência e mascaramento temporal.
Faixa de frequência audível humana: O ouvido humano, devido às suas limitações físicas, é capaz de detectar sons em uma faixa de frequência que varia de 20Hz a 20KHz, sendo que estes valores podem variar de indivíduo para indivíduo e também com a idade (com o envelhecimento perdemos a capacidade de ouvir frequências mais altas). Desta forma, não faz sentido armazenar dados referentes a sons fora desta faixa de frequência, pois ao serem reproduzidos, os mesmos não serão percebidos por um ser humano. Esta é a primeira limitação da audição humana do qual o sistema MP3 faz uso para alcançar altas taxas de compressão. De acordo com o Teorema de Nyquist, para garantir a reprodução de um sinal, temos de amostrá-lo pelo menos a duas vezes sua frequência máxima. Ou seja, neste caso, como a frequência máxima de interesse é 20KHz, basta amostrar a 40KHz. Utilizam-se 44100Hz como taxa de amostragem, pois levam-se em consideração 10% de tolerância e busca-se um valor produto dos quatro primeiros números primos. (Obs. (2x3x5x7)^2 = 44100). Desta forma, esta taxa de amostragem funciona como um filtro passa-baixas, que remove todos os componentes de frequência fora da faixa de interesse, neste caso, acima de 20Khz.
Limiar de audição na faixa de frequência audível: Outro fator utilizado pela codificação MP3 é a curva de percepção da audição humana dentro da faixa de frequências audíveis, ou Limiar de Audição. Apesar da faixa de audição humana variar entre 20Hz e 20KHz, a sensibilidade para sons dentro desta faixa não é uniforme. Ou seja, a percepção da intensidade de um som varia com a frequência em que este se encontra. Desta forma, o MP3 utiliza-se desta propriedade para obter compressão em arquivos de áudios. Esta abordagem é bastante intuitiva, sendo que o que se faz é descartar amostras que se encontrem abaixo deste limiar.
Mascaramento em frequência e mascaramento temporal: Por fim, uma última propriedade da audição humana ainda é utilizada pelo método é o chamado mascaramento auditivo, ou “audiabilidade diminuída de um som devido à presença de outro”, podendo este ser em frequência ou no tempo. O mascaramento em frequência ocorre quando um som que normalmente poderia ser ouvido é mascarado por outro, de maior intensidade, que encontra-se em uma frequência próxima. Ou seja, o limiar de audição é modificado (aumentado) na região próxima à frequência do som que causa o ocorrência do mascaramento, sendo que isto se deve à limitação da percepção de frequências do ouvido humano. O mascaramento em frequência depende da frequência em que o sinal se encontra, podendo variar de 100Hz a 4KHz. Em função deste comportamento, o que o método de compressão do MP3 faz é identificar casos de mascaramento em frequência e descartar sinais que não serão audíveis devido a este fenômeno. Além do mascaramento em frequência, temos ainda o mascaramento no tempo, sendo que este ocorre quando um som forte é precedido por um mais fraco que encontra-se em uma frequência próxima à do primeiro. Se o intervalo de tempo entre os dois for suficientemente pequeno, este som mais fraco não será percebido pela audição humana. Se um som é mascarado após um som mais forte, temos o chamado pós-mascaramento. No caso de um som ser mascarado antes do som mais forte, temos o que chamamos de pré-mascaramento. O pré-mascaramento existe só por um curto momento, cerca de 20ms, enquanto que o pós-mascaramento tem efeito por até 200ms. O método de compressão do MP3 utiliza-se portanto deste fenômeno, identificando casos onde o mesmo ocorre e descartando sons que seriam mascarados, o que permiter reduzir a informação de áudio consideravelmente sem mudança audível.


Licenças e patentes
A Thomson Consumer Electronics controla o licenciamento da patente do MPEG-1/2 Layer 3 nos poucos países que reconhecem patentes de software, tais como Estados Unidos da América e Japão.
Em setembro de 1998, o Instituto Fraunhofer enviou um comunicado a diversos desenvolvedores de programas MP3, exigindo cobrança de royalties por essa patente. O comunicado informava que o licenciamento era necessário para "distribuir e/ou vender decodificadores e/ou codificadores", e que os produtos não licenciados infringiam os "direitos sobre a patente do Instituto Fraunhofer e da Thomson. Para produzir, vender e/ou distribuir produtos que se utilizem do padrão MPEG-1/2 Audio Layer 3 e, portanto, de suas respectivas patentes, é necessário obter uma licença."
Tal iniciativa revelou a necessidade de promover formatos realmente livres, como o padrão ogg vorbis.

Streaming

O sistema empregado pelo MP3 também possibilita transmissões por streaming, onde o arquivo pode ser interpretado à medida em que é feito o download ou em que é baixado (não é necessário que o arquivo chegue inteiro para iniciar a reprodução).
Streaming é um projetor que liga o MP3 ao seu Microcomputador. O streaming é acessado quando você coloca o seu mp3 ligado ao "pc". Sempre que você quiser passar algum arquivo ao seu mp3player você tem que clicar no botaozinho para ativar o streaming.